Educação Executiva

A Educação Executiva é um modo de cuidar do bem mais importante que as organizações têm: as pessoas. Suas práticas impactam positivamente no crescimento dos colaboradores e consequentemente na melhoria dos resultados organizacionais, do ambiente corporativo e da cultura da empresa.

A partir de uma abordagem humanizada e consciente, cria-se uma relação que favorece equipe e empresa, alinhando interesses e objetivos para alcançar resultados positivos para ambos. Trata-se de uma  nova visão sobre o papel e a importância dos trabalhadores, alinhada  aos desafios da nova economia. 

O processo visa desenvolver competências essenciais dos colaboradores para o desempenho de suas funções, com foco em soft skills como liderança, gestão de conflitos, tomada de decisão, comunicação assertiva, dentre outras. 

A aplicação da Educação Executiva nas empresas pode se dar por meio de várias soluções como:  

  • Palestras

As palestras são uma maneira bastante dinâmica de trabalhar temas significativos para as equipes, informando, desenvolvendo e desmistificando vários assuntos, por serem de fácil aplicação e grande alcance.

A escolha dos temas e conteúdo é feita a partir da análise dos objetivos e perfil da organização, tudo desenvolvido de forma personalizada. Alguns dos assuntos que podem ser abordados são felicidade corporativa, saúde mental e bem-estar, inteligência emocional, segurança psicológica, capitalismo consciente e nova economia, ESG, entre outras questões. 

  • Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas capacita, qualifica e desenvolve competências e potenciais dos colaboradores, por meio de atividades educacionais estruturadas. 

As temáticas específicas são desenvolvidas de forma personalizada, a partir de análise prévia das necessidades de cada Organização. 

  • Serious Games

Os Serious Games (“jogos sérios”) são ferramentas que aliam ludicidade com desenvolvimento de competências comportamentais e tem inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para os participantes. Além de engajar, motivar e diminuir barreiras, os jogos também geram experiências positivas que favorecem o aprendizado.  

Por manterem as pessoas envolvidas e trabalhando juntas, são uma ótima forma de desenvolver equipes, aprimorar a comunicação e até mesmo, ensinar novas habilidades.  

Independente dos jogos a serem utilizados no treinamento, o importante é encontrar aquele que atenda melhor às necessidades de cada Organização. As opções são muitas e podem ser o Positive Experience Games (PEG, Memória das Forças Pessoais, Cubo Pessoal das Forças Pitch), Points of You (Coaching Game, Punctum, Faces, Flow), Purpose Mining Game, Jogo do Capitalismo Consciente, Grok CNV, ou qualquer outro disponível, que seja adequado ao contexto daquela equipe e empresa em especial.

  • Assessments
    Assessments são instrumentos que identificam e medem aspectos comportamentais, emocionais e psicológicos de indivíduos, equipes e organizações tais como liderança, personalidade, resiliência, negociação, gestão de conflitos, inteligência emocional, cultura organizacional, dentre outros. 

É  um relatório elaborado para compreender e apontar tendências de comportamento, desempenho e potencial de funcionários e candidatos. 

O processo beneficia tanto as empresas, que entendem mais profundamente seus funcionários e melhora suas decisões estratégicas a respeito das pessoas, quanto aos colaboradores, que podem aumentar seu autoconhecimento e assumir uma posição mais protagonista em seu desenvolvimento profissional.  

Alguns assessments a ser utilizados são: 

  • The Leadership Circle
  • Barret Culture Assessments
  • MBTI Step 1
  • MBTI step 2
  • Humanguide
  • Facet -5
  • Team scape
  • Style Matters
  • Segurança Psicológica
  • The Resilience Questionnaire
  • Assessfirst para avaliação de Soft Skills, dentre outros.
Vamos conversar?